Coraly de Souza Freire: Uma Vida Dedicada com Amor à Educação em Salto Grande



Entre as ilustres personalidades de Salto Grande um nome não passa despercebido: Coraly de Souza Freire. 

Nascida em 03 de junho de 1927 em Salto Grande, filha mais velha de Calimério de Souza Freire e Emilia Pereira Freire. Desde muito jovem sonhava em ser professora. Sonho esse que conseguiu realizar com muito esforço e dedicação. 

No sábado, 14 de dezembro de 1957 recebeu o tão sonhado diploma de magistério. Agora Coraly era uma professora. Muito mais do que ensinar a ler, escrever, fazer cálculos, Coraly foi uma presença dócil e amável entre os alunos.

Amada por todos, sempre solícita, pronta para ouvir e dar bons conselhos. Era mais do que uma professora, era uma verdadeira mãe, exercendo com brilhantismo e dedicação a sua missão de ensinar.  Meiga, sorridente, atenciosa. São esses os adjetivos com os quais seus ex-alunos a descrevem. 

Linda, de postura impecável, se esforçava ao máximo para ajudar as pessoas. Seu semblante e sua presença transmitiam paz e sabedoria. Além de atuar como professora no segundo grupo escolar, ela também participava do coral da cidade, escrevia lindas composições. 

Assumiu em 1965 a direção da escola em que lecionava. Em outubro de 1966, enquanto viajava em seu automóvel colidiu com outro veículo. Coraly ficou muito ferida. Foi encaminhada para o Hospital São Sebastião (Santa Casa de Salto Grande). 

No dia 12 de outubro, Salto Grande revestiu-se de luto com a partida precoce da professora Coraly de Souza Freire. Ela morreu às 17h20 aos 39 anos de idade.  Em meio a lágrimas de alunos, professores, amigos e conhecidos, Coraly foi sepultada no cemitério municipal de Salto Grande. 

A professora do sorriso que encantava a todos por onde passava recebeu uma homenagem póstuma no ano de 1984. A escola em que lecionou de forma exemplar recebeu o seu nome pelo decreto de Lei nº 21.922. 

A memória de Coraly perdura entre aqueles que a conheceram, e também na nossa, proporcionando a oportunidade de compreender sua vida e seu significativo legado para a educação em Salto Grande.

FOTO: PROFESSORA CORALY DE SOUZA FREIRE (1957)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem