Salto Grande sem a polícia? Conheça esse fato!

Em 1903 a cidade de Salto Grande, na época "Salto Grande do Paranapanema", ganhou um destaque no Jornal "O correio Paulistano". 

Em 08 de dezembro, aparecia na coluna do jornal uma reclamação de personalidades da época que queixavam-se da falta de um destacamento militar, já que o da cidade havia sido suprimido. 

Nessa época, Salto Grande pertencia ao munícipio de Santa Cruz do Rio Pardo, que como bem destaca o jornal, ficava a 8 léguas (cerca de 40 km). Qualquer confusão ou crime que acontecesse, era necessário esperar a chegada de oficiais vindos do munícipio sede (Santa Cruz do Rio Pardo). 

Vale lembrar que Salto Grande era ponto de embarque e desembarque dos chamados "batelões" que navegavam pelas águas do Rio Paranapanema cruzando fronteiras dos estados de São Paulo e Mato Grosso. A cidade também era ponto privilegiado de criminosos que aproveitavam da ausência da polícia para cometer diversos delitos. 

Por fim a coluna do jornal conclui: 
"Diante de nossas ponderações e das justas reclamações daqueles que se interessam pela ordem, estamos convecidos de que o exmo. sr. chefe de polícia tomalo-a na devida consideração, restabelecendo o posto policial naquela florescente localidade. ".

Confira o texto no exemplar original do "Correio Paulistano":


Jornal "Correio Paulistano" - Datado de 08 de dezembro de 1903 | Reprodução

Um fato desconhecido da nossa história que merece ser lembrado, afinal "um povo sem memória, é um povo sem história". 

Foto da capa: Rua Prudente de Morais, Salto Grande (Anos 1950)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem